Logo de l'OEP

Identité et diversité culturelle et linguistique - Bibliographie

Relações entre bilinguismo, cultura e criatividade

Mis à jour : 30 Nov 2017

Conference: XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis, At Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, Volume: I

Simone Becker, UniRitter - Centro Universitário Ritter dos Reis

Resumo: Nos dias atuais, em função do processo de globalização, aumentaram a velocidade e a facilidade com que nos comunicamos um com o outro. Desse fenômeno de comunicação intensificada surgem indivíduos bilíngues e multilíngues. Pretende-se, no presente artigo, problematizar o conceito de bilinguismo segundo François Grosjean e dissertar sobre os efeitos do fenômeno sobre o sistema cognitivo. A chamada vantagem bilíngue tem sido investigada, e alguns pesquisadores obtiveram resultados indicando benefícios, enquanto outros obtiveram resultados indicando desvantagens. Neste artigo serão destacados os benefícios do bilinguismo, dentre os quais encontramos o aumento do potencial criativo ligado ao processo de frame-switching. Esse processo está intimamente conectado às culturas das línguas do sujeito bilíngue. Dessa forma, o trabalho visa, também, operacionalizar o conceito de criatividade a partir de Anatoliy Kharkhurin e analisar possíveis influências culturais sobre as habilidades criativas. É levantada a hipótese, a partir de pesquisas de Kharkhurin, de que o contexto sociocultural modula a influência do bilinguismo no potencial criativo do indivíduo. Sugere-se assim que a contribuição do bilinguismo no aumento da criatividade modifica-se de acordo com a cultura correspondente. Palavras-chave: Bilinguismo. Potencial Criativo. Frame-switching. Cultura.
Relações entre bilinguismo, cultura e criatividade. Relations between bilingualism, culture and creativity (PDF Download Available).

Available here...>>>

Google Analytics Alternative